Quarentena Faz Coisa - Décima Primeira Semana – Continuamos Empurrando Com a Barriga

em sexta-feira, 25 de dezembro de 2020


 Por Talita Vasconcelos

Quarentena, Dia 71

E a bruxa continua à solta!

Quarentena, Dia 72

Hora de atualizar o boletim do tempo:

Nosso serviço de marmitas está indo de vento em popa, e graças a isso, estamos conseguindo manter pelo menos as contas essenciais em dia.

Descobri que “contas essenciais” não inclui a Netflix. Era ela ou a internet; nem ela funcionaria sem internet, nem nós poderíamos enviar os vídeos do canal sem conexão.

Falando em internet, esta também se transformou num serviço comunitário aqui no bloco. Somos quatro apartamentos utilizando uma única assinatura, a do Ivan, que mora no andar de baixo. Cristiana e eu, Bibi e Paloma, e a Valentina, que mora ao lado do Ivan, estamos rachando o valor da assinatura e roteando o sinal do wi-fi. Tempos desesperados, pedem medidas desesperadas.

O mercadinho do Serginho continua operando e quebrando o galho de metade do condomínio. Se a quarentena demorar muito para acabar, ele terá que registrar um CNPJ e arranjar um salão maior. Parte do sucesso se deve ao fato de ele ser consciente: compra no atacado, e vende mais ou menos ao preço de varejo que estamos encontrando em praticamente todos os mercados. Se bem que o leite condensado está saindo mais barato na mão dele do que no Extra.

Pensando bem, qualquer coisa está saindo mais barato em qualquer lugar do que no Extra...

Pedrão e Leandro continuam trabalhando em home office, e o Pedrão só tem visitado a namorada aos domingos. Trabalhar em casa, pelo visto, exige muito mais concentração. Se bem que, perfeccionista do jeito que ele é, em qualquer lugar o Pedrão demoraria para concluir a mixagem. Mas o resultado vale a demora.

Valentina continua trabalhando informalmente com os Pets. Inclusive, ela está dando um trato no gato da Dona Lourdes, em troca de um descontinho na taxa do condomínio. (Mas os demais condôminos não podem saber disso!)

O Ivan continua como marido de aluguel, e graças a uma loja de material de construção aqui do bairro, que prometeu indicá-lo aos clientes, descobrimos que muita gente está aproveitando a quarentena para fazer reparos e pequenas reformas em casa.

Vick e Vicente estão vivendo um casamento de quarentena. Nas palavras dela, a conta é a seguinte: eles estão morando sob o mesmo teto, dividindo as contas, dividindo as tarefas e, segundo ela, não estão transando. Ou seja: é um casamento.

Vick é juíza de paz. Isso significa que ela entende do riscado!

Tirando o vizinho mala que não desliga o rádio nem com reza brava, o maconheiro que continua fumando na janela, o apartamento da Dona Horrores criando bicho, e uma ou outra treta ocasional, não há nada acontecendo no Edifício Toscano.

Ah, sim, e eu descobri que a minha mãe está namorando. 2020 tem sido um ano estranho...

Quarentena, Dia 73

Juro que eu pensei seriamente em pedir ao Severino Mosca-Morta para desligar a energia elétrica do apartamento do Seu Wilson. A sofrência continua. E a altura obscena do rádio também. Quanto mais a gente reclama, mais ele aumenta. Ou seja, está fazendo de propósito para irritar! Farei a mesma surda quando ele reclamar por eu ter enterrado o meu sapato na goela dele!

Quarentena, Dia 74

Finalmente, depois de muitas queixas, a Dona Lourdes conseguiu contatar um dos filhos do casal aí da frente, e o intimou a tomar uma providência em relação ao comodismo deles com a higiene. E junto com a bronca, deve ter recebido também a conta da diária que o condomínio pagou para que o local fosse devidamente desinfetado. Mandei acrescentar minha fatura pela dedetização involuntária do Mickey Mouse. E tem sorte que eu não dê queixa por invasão de domicílio, porque ninguém convidou aquele rato a entrar aqui!

Quarentena, Dia 75

Algumas pessoas simplesmente não têm noção. O sistema de saúde abarrotado do jeito que está, milhares de pessoas morrendo, e um pessoal resolveu fazer um pagodão no fim da rua. Chutando baixo, tinha umas cinquenta pessoas. Ninguém usando máscara. Precisou alguém na vizinhança chamar a polícia para dispersar o povo. Vê se isso é hora de fazer festa?

Quarentena, Dia 76

Os filhos da Dona Horrores e do Seu Nonato se comprometeram a fazer uma vaquinha para pagar uma diarista para vir uma vez por semana dar um jeito na maloca aí da frente. De minha parte, já avisei que se outro parente da família Mouse nos fizer uma visita, o cadáver será remetido via Correio, frete a cobrar, direto para o endereço deles!

Quarentena, Dia 77

Hoje é aniversário do meu pai. Todo ano nós reunimos todos os filhos dele – pausa para explicar o rolo: tenho dois irmãos por parte do meu pai e da mãe que me criou, que era casada com ele quando eu nasci, e uma irmã contrabando, nascida de um rolo pós-divórcio que o meu pai teve –, e fazemos uma festinha na casa dele. Essa tradição nasceu logo depois que ele se divorciou da Cruella, sua segunda esposa depois do divórcio com a minha mãe de criação. Mas esse ano, o parabéns teve que ser online mesmo, e o presente vai ficar para depois que a situação se normalizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo