Não Toque o Fruto Desta Árvore!

em quinta-feira, 15 de maio de 2014



São raríssimos os poemas que me agradam, confesso. Os românticos, principalmente, são os que mais me custam ler (e sobretudo escrever!), com exceção de dois ou três de Vinícius de Moraes, Luís de Camões e Cecília Meireles.

Mas às vezes algum poema de outro tema acaba me chamando atenção.

Tenho visto muitas publicações de novos poetas espalhados pela web que fariam cair o queixo dos renomados, mas o que vou citar agora é um clássico.

Publicado em 1794, na antologia “Canções da Inocência e da Experiência”, o trabalho mais conhecido de William Blake, que revela dois estados contrários da alma humana, este poema é a metáfora perfeita ao veneno que pode ser cultivado na alma do homem:


A ÁRVORE ENVENENADA
[William Blake]

Sentia raiva de um companheiro
Confessei o ódio, o ódio se foi inteiro.
Sentia raiva de um inimigo
Fiquei calado, o ódio vi crescido.
E o reguei de alma sombria
Com meu pranto noite e dia
E escondido sob sorrisos gentis
E com corteses, enganosos ardis.
E cresceu noite e manhã
Até florescer luzente maçã
Ao ver o brilho que ela tinha
O inimigo sabia que era minha

E foi ao meu jardim roubar
Quando a noite velou o pomar
Bem cedo vi, com agrado
O inimigo sob a árvore estirado

(Traduzido por: Talita Vasconcelos)

4 comentários:

  1. Belo poema ainda bem que o achei-o aqui.procurei por ele porque vi em the vampires diáres.blog bacana excelente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Acho que muita gente andou procurando por ele depois que o Klaus recitou um pedaço. Série boa é isso: sempre trazendo boas indicações no meio do roteiro.
      Seja sempre muito bem-vindo. ;)

      Excluir
    2. Me desculpe,mas vc me parece uma pessoa que conhece muitas coisas de diferentes assim tos a julgar pelo seu blog, será que vc poderia me dar uma dica de uma série ou um livro que mudou vc,ou transformou sua maneira de ver o mundo?

      Excluir
    3. Oi, mil perdões pela demora em responder. Tem várias séries e livros que eu poderia indicar, mas precisaria saber se você procura algum gênero ou tema específico.
      Em se tratando de séries, eu costumo procurar fantasia, comédia ou suspense, então, as que eu vou me lembrar agora não têm um contexto muito profundo, filosoficamente, mas, são séries que tratam de temas relevantes, como família, maturidade e quebra de preconceitos:
      - Arnold
      - Três é Demais
      - Kyle XY (um pouco voltada para ficção científica, mas com discussões e temas bem pertinentes)
      - Gilmore Girls
      - Pretty Little Liars (bastante representatividade em praticamente todos os aspectos sociais)
      - House (inclusive, faz a gente aprender um pouquinho sobre medicina, sem os dramalhões de Grey's Anatomy)

      Bem, são estas as séries que eu vou lembrar.
      Quanto aos livros, posso fazer uma lista um pouco mais abrangente:
      - A Culpa é das Estrelas, de John Green (sei que é clichê, mas as lições de vida que os personagens nos dão são inestimáveis)
      - À Procura de Audrey, da Sophie Kinsella (fala sobre bullying e fobia social de uma forma super delicada)
      - O Advogado, de John Grishan (faz a gente ter uma visão muito visceral sobre as dificuldades enfrentadas pelos os moradores de rua, e como eles são tratados pela sociedade)
      - Anjos & Demônios, de Dan Brown (faz a gente refletir sobre aquele velho debate entre a religião e a ciência, e pensar nas similaridades entre ambas as ideias, mais do que em suas diferenças)
      - Assassinato No Expresso do Oriente, de Agatha Christie (traz à tona a questão da justiça convencional, até onde ela se aplica e o quanto ela é mesmo justa, ou não, como a história demonstra)
      - A Ilha Misteriosa, de Júlio Verne (um relato muito completo sobre como sobreviver tendo que criar seus próprios recursos com base apenas nos conhecimentos que os personagens possuem, sem nenhuma outra fonte para consultar. Se eu corresse o risco de me perder num lugar onde ficasse incomunicável, e sem esperanças de resgate, adoraria ter esse livro no bolso!)
      - As Aventuras de Pi, de Yann Matel (também trata de sobrevivência em situações extremas, e nesse caso com muito menos recursos)
      - O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett (pode parecer infantil, mas o livro fala muito sobre perseverança, amizade e superação)
      - P.S.: Eu Te Amo, de Cecelia Ahern (fala sobre luto, como seguir em frente, por mais difícil que seja, e sobre se dar uma nova chance de viver)

      Bem, são os que eu consegui me lembrar neste momento. Espero ter ajudado. 😉

      Excluir

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo