Dezembro é um mês de retrospectivas, e esse
retrospecto me fez lembrar uma lista que eu tinha preparado de
possíveis assuntos para o blog, que, por alguma razão, continuam somente no
projeto. Daí, verificando a lista, eu encontrei esse assunto que nos leva a
mais uma retrospectiva interessante: a das canções que grudaram em nossas
cabeças, e acabaram fazendo mais sucesso que seus intérpretes.
Sabe aquelas canções que a gente canta
sempre que ouve, ou lembra por qualquer ou nenhum motivo, mas, não raramente,
não sabemos ou não lembramos de quem é, ou, no mínimo, não fazemos ideia de que
fim levou o artista? Então... É disso que vamos falar, dos famosos "one-hit wonders": os artistas
de um único sucesso.
Dava para fazer uma lista bem longa, mas
aqui relacionei apenas onze (que, na verdade são quatorze, como perceberão),
que, na minha opinião, são os One-hit
Wonders brasileiros mais marcantes, ou que têm uma história mais legal – ou
que me remetem a uma história mais legal.
Enfim, vamos em ordem cronológica.
Menina
Veneno (Ritchie)
Só
ela teve um abajur cor de carne para combinar com seu lençol azul. E Ritchie só
teve essa Menina Veneno para justificar seu nome no cenário musical brasileiro.
Nascido lá na terra da Rainha, Ritchie veio para o Brasil em
1972, com alguns amigos que conheceu na Alemanha, entre eles, a cantora Rita
Lee. Mas foi só em 1983 que ele estourou nas rádios nacionais, cantando sobre a
Menina Veneno que tinha “um jeito sereno
de ser”. Ele até lançou outras músicas, mas nenhuma grudou tanto na cabeça
das pessoas quanto esta. Apesar de seus 40 anos de carreira, o fato de pouco se
saber sobre ele, exceto quando ele aparece como convidado especial no Globo de Ouro Palco Viva cantando seu eterno
sucesso, talvez prove que ele tinha razão quando disse que "o mundo era pequeno demais para os dois..." Sua Menina
Veneno permaneceu no imaginário musical brasileiro, mas o mundo aparentemente
era pequeno demais para que ele permanecesse com ela.
Menina
Veneno
Meia noite no meu quarto
Ela vai subir
Ouço passos na escada
Vejo a porta abrir
Um abajur cor de carne
Um lençol azul
Cortinas de seda
O seu corpo nu
Menina
veneno
O
mundo é pequeno
Demais
pra nós dois
Em
toda cama que eu durmo
Só
dá você, só dá você
Só
dá você!
Yeh!
Yeh! Yeh! Yeh!
Seus olhos verdes
No espelho
Brilham para mim
Seu corpo inteiro
É um prazer
Do princípio ao sim
Sozinho no meu quarto
Eu acordo sem você
Fico falando pras paredes
Até anoitecer
Menina
veneno
Você
tem um jeito
Sereno
de ser
E
toda noite
No
meu quarto
Vem
me entorpecer
Me
entorpecer!
Me
entorpecer!
Yeh!
Yeh! Yeh! Yeh!
Menina
veneno
O
mundo é pequeno
Demais
pra nós dois
Em
toda cama que eu durmo
Só
dá você, só dá você
Só
dá você!
Yeh!
Yeh! Yeh! Yeh!
Meia noite no meu quarto
Ela vai surgir
Eu ouço passos na escada
Eu vejo a porta abrir
Você vem não sei de onde
Eu sei, vem me amar
Eu nem sei qual o seu nome
Mas nem preciso chamar
Menina
veneno
Você
tem um jeito
Sereno
de ser
E
toda noite
No
meu quarto
Vem
me entorpecer
Me
entorpecer!
Me entorpecer!
Yeh! Yeh! Yeh! Yeh!
Menina veneno
Menina veneno
Yeh! Yeh!
Menina veneno
Menina veneno
Yeh! Yeh!
Composição: Ritchie / Bernardo Vilhena
Noite do
Prazer (Banda Brylho)
Este é, literalmente, o único hit da Banda
Brylho, lançado em seu álbum de estreia em 1983. A banda foi encerrada três
anos depois, sem emplacar mais nada, mas legaram ao mundo um dos mais
divertidos virunduns da música brasileira (quando você ouve uma coisa, e
entende outra), no trecho: “Na madrugada
a vitrola rolando um blues, tocando B-B King sem parar...” o público
entendia “trocando de biquíni sem parar”.
Aliás, é possível que esse fato seja o que tornou a música e, consequentemente,
a banda, inesquecível.
Noite
do Prazer
A noite vai ser boa... de tudo vai rolar, vai
rolar
De certo que as pessoas querem se conhecer
Se olham e se beijam numa festa genial
Na
madrugada a vitrola rolando um blues
Tocando
B. B. King sem parar
Sinto
por dentro uma força vibrando, uma luz
A
energia que emana de todo prazer
Prazer em estar contigo... um brinde ao destino
Será que o meu signo tem a ver com o seu
Vem ficar comigo depois que a festa acabar
Composição: Claudio Zoli
Erva
Venenosa e Amante Profissional (Herva Doce)
Na verdade, essa menção vale somente pelos
refrãos. E, correndo o risco de soar pretensiosa demais, me atrevo a dizer que
essa é uma banda que ficou famosa por emplacar dois “meio sucessos”.
Vou explicar. A banda Herva Doce (sim, com
H!) teve dois momentos de sucesso:
O primeiro foi em 1982, com Erva Venenosa, que falava de uma mulher
que era pura maldade. Acho que todo mundo lembra do refrão “Venenosa ÊH, ÊH, ÊH... Erva venenosa ÊH, ÊH, ÊH... É pior do que cobra
cascavel, seu veneno é cruel-el-el”. Agora, eu pergunto: alguém se lembra
de mais algum trechinho da música. Eu confesso que não.
E o segundo momento foi em 1985, quando a
banda lançou Amante Profissional.
Essa música (meio ridícula, na verdade) sempre toca na minha cabeça quando vejo
o time da Udinese entrar em campo no Campeonato Italiano. Mais precisamente
quando ponho os olhos no goleiro grego Orestis Karnezis (minha definição de
deus grego, se me permite o trocadilho). Particularidades e ridicularidades a
parte, a declaração de que essa música é um clássico dos one-hit wonders brasileiros, se comprova principalmente pelo fato
de estar sendo mencionado por alguém que ainda não estava nem nos planos dos
pais quando a música estourou, e que até dar uma busca no Google, não fazia
ideia de quem tinha lançado o refrão que hoje dedico ao meu goleiro (grego)
favorito (que não é o cara da foto acima): "Moreno
alto, bonito e sensual...". E que também – sou obrigada a confessar –
não fazia ideia de que era a mesma banda que lançara Erva Venenosa – que eu conhecia através da regravação da Rita Lee.
Enfim, seja lá quem tenham sido os
componentes da banda Herva Doce, não emplacaram nenhuma outra música na
lembrança do público. A banda acabou em 1987, e, talvez o resto do repertório
fosse tão enjoativo quanto o chá que mais ou menos dá nome à banda.
E por se tratarem de duas músicas em que,
praticamente, só os trechos mencionados valem a pena, me abstenho de
transcrever as letras.
Erva Venenosa
Amante
Profissional
Escrito Nas
Estrelas (Tetê Espínola)
Uma das interpretações mais impagáveis
dessa música é feita pelo meu pai, quando ele afina a voz, troca
"sol" por "sonho", e manda ver no refrão "você pra mim foi um sonho, de uma
noite sem fim...". Juro! Pena que nunca tenho um celular na mão quando
ele paga esse mico, ou o vídeo estaria no YouTube a uma hora dessas. Mas enfim,
o hit de 1985, composto por Arnaldo Black, marido da cantora, com Carlos Rennó,
se tornou um clássico dos Karaokês, e me atrevo a dizer, pela quantidade de
homens (esqueça a orientação sexual; nesse caso não faz diferença) que afinam a
voz para alcançar os agudos de Tetê Espíndola e arrancar gargalhadas dos amigos
e parentes em churrascos pelo Brasil afora, acho que dá mais ou menos para
dizer que essa canção é o "I Will
Survive" brasileiro. Como eu disse, esqueçam a orientação sexual das
figuras; quase sempre a culpa é da cerveja!
Escrito
Nas Estrelas
Você pra mim foi o sol
De uma noite sem fim
Que acendeu o que sou
E renasceu tudo em mim
Agora eu sei muito bem
Que eu nasci só pra ser
Sua parceira, seu bem
E só morrer de prazer
Caso do acaso
Bem marcado em cartas de tarôt
Meu amor, esse amor
De cartas claras sobre a mesa
É assim
Signo do destino
Que surpresa ele nos preparou
Meu amor, nosso amor
Estava escrito nas estrelas
Tava, sim
Você me deu atenção
E tomou conta de mim
Por isso minha intenção
É prosseguir sempre assim
Pois sem você, meu tesão
Não sei o que eu vou ser
Agora preste atenção
Quero casar com você
Composição: Carlos Rennó e Arnaldo Black
O Amor e o Poder (Rosana - ou
Rosanah Fienngo, como preferir)
Outra figura recorrente do Globo de Ouro,
Rosana gravou seu nome eternamente no cenário musical brasileiro em 1987,
quando O Amor e o Poder se tornou trilha sonora de Jocasta (Vera Fisher) na
novela Mandala, da TV Globo – e, posteriormente, a trilha sonora da vida de Vera Fisher: aonde quer que a
atriz vá, o refrão “Como uma deusa...”
a acompanha.
A canção era uma versão de "The Power
of Love", cantada pela americana Jennifer Rush, e já foi gravada em
diversos idiomas, incluindo alemão, holandês, tcheco, sueco e romeno.
O
Amor e o Poder
A música na sombra,
O ritmo no ar
Um animal que ronda
No véu do luar
Eu saio dos seus olhos
Eu rolo pelo chão
Feito um amor que queima
Magia negra
Sedução
Como uma deusa
Você me mantém
E as coisas que você me diz
Me levam além
Aqui nesse lugar
Não há rainha ou rei
Há uma mulher e um homem
Trocando sonhos fora da lei
Como
uma deusa
Você
me mantém
E
as coisas que você me diz
Me
levam além
Tão
perto das lendas,
Tão
longe do fim
A
fim de dividir
No
fundo do prazer
O
amor e o poder
A música na sombra
O ritmo no ar
Um animal que ronda
No véu do luar
Tão perto das lendas,
Tão longe do fim
A fim de dividir
No fundo do prazer
O amor e o poder
Como uma deusa
(Me leva amor)
Você me mantém
(Longe do fim)
E as coisas que você me diz
Me levam além
Tão perto das lendas,
(Me leva amor)
Tão longe do fim
(Longe do fim)
A fim de dividir
No fundo do prazer
O amor e o poder
Composição: Claudio Rabello / C. de Rouge / J.
Rush / M. S. Applegate / G. Mende
Quatro
Semanas de Amor (Luan e Vanessa)
Quando Pedro & Thiago apareceram com
essa música melosa, eu sabia que já tinha ouvido essa bagaça em algum lugar.
Mas não liguei o nome à pessoa. Nem tinha como. Quando a dupla Luan &
Vanessa lançou esse hit – único sucesso de seu único LP – em 1990, eu ainda não
fazia a menor ideia de que estava no Brasil. Ou no mundo, falando nisso, tão
pequeno que era esse ser humano que vos fala. E, pensando bem, analisando os
versos pieguíssimos que compõem esse único sucesso da dupla, dá para entender
porque não houve um segundo hit.
Um detalhe interessante é que Quatro
Semanas de Amor é uma versão de “Sealed
with a Kiss”, gravada originalmente pela banda americana dos anos 1960 The Four Voices, de quem eu nunca tinha
ouvido falar até esse momento.
E, a julgar pela carreira de Pedro &
Thiago, que regravaram a canção, parece que a praga pega! Então, cuidado, caso
você seja músico e esteja pensando em regravar o One-hit Wonder de alguém.
Quatro
Semanas de Amor
Foi um sonho de verão,
Numa praia,
Quatro semanas de amor
Em noites de luar,
Sob a luz das estrelas,
Eu e você
O seu nome eu escrevi
Na areia
A onda do mar apagou
Em cada pôr de sol
A saudade incendeia
Meu coração
Te amo
Não me esqueça
O sonho não acabou
Eu vou ficar te esperando
Não quero dizer adeus
Sem você eu vou ficar
Tão sozinho
Quando o inverno chegar
Mas quando o sol nascer
Vai ser tão lindo
Eu e você
Composição: Gary Col / Peter Udell - Versão:
Carlos Colla
Palpite
(Vanessa Rangel)
A ex-cantora Vanessa Rangel teve um bom Palpite quando decidiu tirar suas composições da gaveta e lançar um
CD. Sua música mais famosa foi trilha sonora de Carolina Ferraz e Eduardo
Moscovis na novela Por Amor, da TV
Globo, em 1997, e, possivelmente o hino oficial da dor de cotovelo naquele ano.
Infelizmente, foi o único sucesso da cantora, que, depois de experimentar o
sucesso nacional, teve outro bom palpite, e retomou a carreira de advogada.
E vale ressaltar que uma versão muito bacana da música foi
lançada num comercial da Schin
durante a Copa do Mundo de 2014.
Confira
a letra da paródia:
“Tô com saudade de prever, sou
palpiteiro torcedor
Discordo do time inteiro do professor
Quatro volantes outra vez, vai dar um
nó
E aí, eu discuto com a TV
De futebol eu sei mais que você;
palpite”
Particularmente,
acho a música bonita, mas simpatizo mais com a versão da Schin!
Palpite
Tô com saudade de você
Debaixo do meu cobertor
E te arrancar suspiros
Fazer amor
Tô com saudade de você
Na varanda em noite quente
E o arrepio frio
Que dá na gente
Truque do desejo
Guardo na boca
O gosto do beijo
Eu
sinto a falta de você
Me
sinto só
E
aí! Será que você volta?
Tudo
à minha volta é triste
E
aí! O amor pode acontecer
De
novo pra você
Palpite!
Tô com saudade de você
Do nosso banho de chuva
Do calor na minha pele
Da língua tua
Tô com saudade de você
Censurando o meu vestido
As juras de amor
Ao pé do ouvido
Truque do desejo
Guardo na boca
O gosto do beijo
Eu
sinto a falta de você
Me
sinto só
E
aí! Será que você volta?
Tudo
à minha volta
É
triste
E
aí! O amor pode acontecer
De
novo pra você
Palpite!
Composição: Vanessa Rangel
40 Graus
(Twister)
A banda formada por cinco rapazes de
Campinas alcançou sucesso meteórico em 2000 com o hit 40 Graus. Vendeu 250 mil cópias do disco, grudou feito chiclete nos
ouvidos dos jovens brasileiros, mas dois anos depois a banda se separou.
Pessoalmente, me lembro ainda de um segundo
hit da banda que ficou grudado – pelo menos na minha cabeça –, a canção Se Um Dia Eu Tiver Você.
Ok, era uma banda que provavelmente só
faria sucesso entre adolescentes, mas é uma pena que não tenha dado certo.
Tinha mais potencial que o Br'oz.
40 Graus
Yeah, yeah
Nada mal
A cada dia, a cada
vez
Que eu te vejo ali
no play
Eu fico tonto, eu
fico mal
É claro que nada é
igual
Como se eu andasse
no sol sem chapéu
Como se meus dedos
tocassem o inferno e o céu
Por trás do meu
óculos Ray-Ban
Eu te vejo todas as
manhãs
Todas as manhãs... Todas
as manhãs...
Meu
amor, esse amor
Dá
quarenta graus de febre
Queima
pra valer... Queima pra valer...
É
assim como o sol
Derretendo
toda a neve
Dentro
de você... Dentro de você...
Queria tanto poder
perguntar
Mas a resposta, sua
resposta qual será?
Se eu fico mudo eu
mesmo digo não
[Refrão]
OK, OK
Só mais uma vez
Ando assim até o
fim da street
E você me olha mais
sweet
Os seus olhos são
quase um mar
Que eu queria tanto
mergulhar
Sei que isso é um
drama
Que eu estou
exagerando
Mas não é assim que
age
Quem tem esses
anos?
Até eu ter coragem
de dizer
Que eu quero, que
eu quero você
Que eu quero você,
que eu quero você
[Refrão]
Mas a resposta não
sei qual será
Queria perguntar
Composição: Rubén
Habanera Plácido - Versão: Claudio Rabello
E
como o segundo hit que lembrei da banda também era bom, vamos incluir na lista:
Se
Um Dia Eu tiver Você
Ela me olha um olhar gelado,
Ou faz de conta que não me vê
Eu que nem sei qual é o seu nome,
Senti que o coração balançou
Volto pra casa com frio e sem fome,
Deito na cama como eu estou
Um gato que não cabe no cio,
Com um sonho que não enche o vazio
Queria ser importante,
Te mandar flores, bombons e poesia
Ou fazer coisas que ninguém fez...
Quando apagassem as luzes,
Vê-se nas sombras a luz que ninguém vê
Pagar o preço que o amor valer...
Dentro de mim
Se
um dia eu tiver você,
Embrulhada
em meus braços,
Esperando
um carinho
Terei
toda companhia que eu sempre pedi,
Que
eu quero e preciso
Se
um dia eu tiver você,
Se
um dia eu tiver você...
Não faça de um grande amor, um sonho,
Que tudo será verdade, um dia
Quem não desiste, que tudo consegue,
Por isso é que você vai ser minha (ó mamma mia)
O que ontem era distante tá perto,
Só é preciso acreditar
Vê se cai na minha armadilha,
Que a vida será maravilha
Composição: Renato Zero / Carlos Toro Montoro /
Danilo Riccardi
Papo de
Jacaré (P.O. Box)
Provavelmente o maior one-hit wonder da história da música brasileira seja essa canção da
banda goiana P.O. Box. Lançada em 2000, eu me lembro que esta foi a trilha
sonora oficial de ida e volta no transporte escolar que eu utilizava naquele
ano. A gente ia para a escola cantando Papo
de Jacaré, e voltava cantando Papo de
Jacaré. Estava difícil de enjoar dessa música nada a ver.
E, no ano seguinte, como "um sucesso
do ano passado incomoda muita gente", quando a sala caía naquele silêncio
que é o sonho de consumo de todas as professoras na aula de matemática, tinha
sempre uma pessoa muito simpática (leia-se moi!)
sentada lá no fundão, que, de repente, e sem prévio aviso, puxava a galera pra
bagunça iniciando o refrão: "Vou te
bater uma real, vou dizer que sou o tal...". Em um segundo a sala inteira começava a cantar, ao
ritmo dos batuques nas carteiras, deixando a aula mais animada, e a professora
extremamente irritada.
#VivaGaleraDoFundão!
Aliás, pensando nisso agora, foi mal
Goiabinha! Quero dizer, querida professora de matemática cujo nome não consigo
mais me lembrar, mas deve reconhecer o apelido...
Papo
de Jacaré
Olha, eu não vou caê rê! (4x)
Rê! Rê! Rê! Rê! Rê! Rê! (4x)
Tchau! Tchau!
Tô viajando na onda dessa menina
Que dá aula de inglês
Toma vinho português
E vive rindo da minha ignorância
Mas a minha tolerância
Vai fundir a sua cuca...
Vou
te bater uma real
Vou
dizer que sou o tal
Bater
um papo no café
É
papo de jacaré
Mas
vê se fala por favor
A
minha língua
Que
já tem até uma íngua
Por
causa do seu inglês
Tchau!
Tchau! Tchau! Tchau!...
Eu não sei falar
Também não sei entender
Sou só só só suburbano
Sou latino-americano...
Sei quem é fulano
Mas não sei quem é sicrano
E o seu inglês
Fica pegando no meu pé...
[Refrão]
Diz aí!
Diz que vai me ensinar
Então diga como é?...(4x)
Tchau! Tchau! Tchau! Tchau!...
E o que é essa garota
Tá querendo me dizer?
I love meu chuchu
Merci beaucoup
Meu chuchu, isso é francês
E não inglês...(2x)
-Não, não, não
Eu não quero mais não
-Oh, boy, take it easy, relax
-Sai pra lá, eu desisto eu desisto
-Oh, come
on, i'm going to teach you
-O que é? você sentiu?
Ó você
sentiu não
-Oh, no, you
are my puppet, come on
-Não, não, eu não tô ficando doido!...
Rê! Rê! Rê! Rê! Rê! Rê! Rê! (4x)
Tchau!
Tchau! Tchau!
Tchau!
Olha, eu não vou caê rê! (4x)
Composição: Rivanil / Carlinho Santos
Prometida
(Br’oz)
Formada em 2003 no programa Popstar, pelo SBT, a boyband não chegou
a ser encantadora, mas fez sucesso com o primeiro álbum. Até acho que Vem Pra Minha Vida, do segundo disco era
mais bonita, mas, com a separação da banda em 2005, só ficou a Prometida (versão de Rick Bonadio de Fruta Fresca, do cantor colombiano
Carlos Vives) na memória das pessoas.
Prometida
Esse beijo da tua boca tem sabor de fruta fresca
O toque dos teus lábios não sai da minha cabeça
Esse beijo com que sonho quando a brisa me
refresca
Que me leva até o céu e à terra me regressa
Minha alma reza e reza, mas sei que não tenho
cura
A lembrança do teu beijo quase me leva à loucura
Sim,
sim, sim
Esse
amor é tão profundo
Você
é minha prometida, eu vou gritar pra todo o mundo
Você é minha prometida, a menina dos meus olhos
Quem me adoça a vida, quem afugenta meus medos
A mais linda das mulheres, a mais bela dentre as
flores
A fortuna que eu espero num arco-íris de cores
[Refrão]
E que digam nos jornais que eu te quero de
verdade
Nas rádios, na novela e em toda parte da cidade
Vai estar num outdoor, como você não há nenhuma
Que digam em toda China, que digam até na lua
[Refrão]
Guararé, guararé, guararé, guararé, guararé
Guararé, guararé, nunca esqueça que eu não te
esquecerei
[Refrão]
Composição: Rick Bonadio
E,
como eu disse, eis a minha preferida do grupo, embora não tenha sido a mais famosa;
mas vale relembrar:
Vem
Pra Minha Vida
Boa noite!
Era só uma menina e nada mais
Depois de cinco minutos
Era alguém especial.
Sem palavras, foi tão forte
O que nasceu dentro de mim.
Em teus olhos eu vi as cores
E o tempo que eu perdi...
Passa o dia eu conto as horas
E não posso te esquecer.
Tento achar um pensamento,
Mas só lembro de você.
Sinto algo, tão profundo
Que não tem explicação.
Não há lógica que entenda
O que vem do coração.
Vem
pra minha vida,
Vem
viver a meu lado.
Sem
teu abraço
Já
não posso mais ficar.
Vem
pra minha vida,
Eu
te convido.
Eu
não sabia o que era amar
Agora
não sei mais viver sozinho...
Boa noite!
Tudo muda e eu queria te falar:
Depois que te conheci
Não posso voltar atrás.
Sem palavras, é tão forte
E já tomou conta de mim.
E o meu coração
Nunca bateu tão forte assim...
[Refrão]
Vem pra ser minha,
Me cura a alma,
Abre seus braços logo
E me deixa entrar...
[Refrão]
Eu não sabia o que era amar
Agora não sei mais viver sozinho...
(Composição: Wagner E. Paulo)
Tô Nem Aí
(Luka)
Não sei o que é mais espantoso: se o
sucesso estrondoso da música – dentro e, principalmente, fora do Brasil – em
2003, ou saber que o hit tinha um dedinho do Latino... Seja lá como for, Tô Nem Aí grudou nos ouvidos de geral
naquele verão, virou o melô dos marrentos – sobretudo daqueles que tinham
acabado de dar ou levar um pé na bunda –, e Luka até tentou repetir o feito com
Porta Aberta, mas aparentemente, o raio
não cai duas vezes no mesmo lugar, porque desta vez ela não encontrou muitas
"portas abertas", e ninguém estava mais nem aí pra ela...
Tô
Nem Aí
De mãos atadas, de pés descalços
Com você meu mundo andava de pernas pro ar
Sempre armada, segui seus passos
Atei seus braços pra você não me abandonar
Já nem lembro seu nome
Seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a
página
Agora eu tô em outra
Tô
nem aí, tô nem aí
Pode
ficar com seu mundinho
Eu
não tô nem aí
Tô
nem aí, tô nem aí
Não
vem falar dos seus problemas
Que
eu não vou ouvir
Boca fechada, sem embaraços
Eu te dei todas as chances de ser um bom rapaz
Mas fui vencida pelo cansaço
Nosso amor foi enterrado e descansa em paz
Composição: Luka / Latino
Bem,
por hoje é só. Lembrou de mais algum One-hit
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