Os Doze Trabalhos do Seu Madruga

em quarta-feira, 1 de julho de 2020

Hoje o Admirável Mundo Inventado vai homenagear as pessoas que ralam, que dão duro para ganhar a vida, que levantam cedo, pegam ônibus lotado, passam mais tempo no busão do que em casa, e que raramente ganham um salário que compense os dissabores. Mas fazer o quê, né? Nem todo mundo carrega o sobrenome Abravanel no RG.

Pensando em gente trabalhadora, me ocorreu fazer uma pequena homenagem a um dos maiores trabalhadores da ficção: o Seu Madruga.

É possível que algumas pessoas olhem para esse artigo e se perguntem “como assim?”. Seu Madruga era o maior vagabundo, ficava na cama até às dez da madrugada, sonhando com a senhorita Paraíso... Digo, Céu... Digo, Glória... Sem sequer se preocupar em achar um jeito de pagar os quatorze meses de aluguel que devia ao Sr. Barriga...

Mas a verdade é que ninguém naquela vila ralou tanto quanto ele. Seu Madruga podia não ter muita sorte, mas ninguém pode dizer que ele não tentava. Até a Dona Florinda teve que reconhecer isso, no episódio Recordações (1978), quando o cidadão tinha sido finalmente despejado de casa, e ela contou ao Professor Girafales que em certa ocasião, Seu Madruga se meteu até a lutar boxe. Mas, como ela própria observou, embora tente trabalhar, ele fracassa em tudo.

Parte disso, talvez seja falta de sorte. Parte disso, talvez seja excesso de Chaves.

Minha comparação com os doze trabalhos de Hércules no título deste artigo foi bem proposital, pois, como verão a seguir, os trampos do pai da Chiquinha eram quase tão desafiadores quanto os desafios do herói grego.

Mas, desta vez, o número está incorreto. Seu Madruga teve muito mais que doze empregos. Embora nem sempre eles tenham sido remunerados.


Chegou o Leiteiro! Chegou Cantando...

Um dos primeiros trampos do Seu Madruga, ainda na primeira temporada da série, foi como entregador de leite. A profissão deve estar praticamente extinta hoje em dia, mas nos anos 1970, muitas cidades ainda tinham espaço para este profissional, que trazia o leite direto da distribuidora para a porta da casa do freguês logo cedo.

No caso do Seu Madruga, o trabalho era temporário – somente enquanto o dono oficial da função estivesse de férias –, mas, ainda que ele tivesse a intenção de se manter no emprego, isso seria quase impossível, depois que Chaves e Chiquinha decidiram se apropriar do alimento para dar a uns cachorrinhos que tinham acabado de nascer na vizinhança, e que haviam ficado órfãos durante o parto.

Curiosamente, o episódio foi gravado pouco tempo depois de Chiquinha ter alargado o vestido para esconder sua gravidez, o que me leva a pensar para quais filhotes o tal leite estaria realmente destinado...

Seja lá como for, depois que todos os personagens brincaram de Cleópatra, tomando banho de leite diretamente da panela furada, Seu Madruga acabou desistindo do trabalho, e encontrando algo útil para fazer com o leite que sobrara.


Fazemos Barba, Cabelo e Bigode... Com Graxa!

Não muito tempo depois de tentar a sorte como office-boy de vaca, Seu Madruga cobriu as férias de outro profissional da vizinhança: o cabeleireiro da esquina.

Aquele que provavelmente atendia em frente à venda.

Aliás, aqui cabe comentar o seguinte: de todos os profissionais da região, o único que Seu Madruga nunca tentou substituir temporariamente foi o dono da venda da esquina. Tudo indica que esse cidadão nunca tirou férias.

O pai da Chiquinha estava indo muito bem neste novo emprego. Inclusive, ele conseguira barganhar o perdão de um mês de aluguel em troca de um corte de cabelo e barba com o Sr. Barriga. Mas aí veio o Chaves, que, naquele episódio também havia decidido abraçar a labuta, atacando como engraxate, e resolveu oferecer seus serviços aos clientes do Seu Madruga. E, como sempre, acabou causando a maior confusão, primeiro engraxando os sapatos brancos (e as meias) do Quico com graxa preta, depois, enquanto Dona Florinda perseguia o Seu Madruga por tê-lo encontrado com o pincel de graxa na mão – com o qual ele havia acabado de pintar a cara do Seu Barriga sem que este percebesse –, Chaves engraxou os sapatos pretos (e as calças) do Seu Barriga com a graxa branca! E só porque ainda não tinha feito confusão suficiente, ele cortou de verdade o cabelo da Chiquinha enquanto brincavam de cabeleireiro, e ainda fez bolo de glacê de Quico com o xampu.


Empresário Artístico

Quando você acha que Seu Madruga não tem mais o que inventar, lá vem o sujeito bancando o mestre de cerimônias em uma exclusivíssima apresentação com profissionais do ioiô, supostamente estrangeiros – um vindo da norte América do Sul e o outro do sul da África do Norte – e recolhendo donativos da plateia. Mas duas coisas atrapalharam o sucesso deste negócio: a boca grande da Dona Florinda, que fez um policial que ia passando – e que aparentemente já havia desistido de perseguir uma empregada – se lembrar de que o cidadão precisava ter licença para realizar este trabalho na rua, e a falta deste documento.

Seu Madruga até escapou do enquadramento, mas não conseguiu convencer o Seu Barriga de que o dindim que caíra de seu chapéu – depois de ele ter alegado que todo o dinheiro que arrecadou foi usado para pagar os artistas, e o restante para conseguir a licença atrasada – era caspa.

Mas, se por um lado, ele ficou sem um vintém – provavelmente o mesmo aconteceu com os tais artistas, considerando o tipo com quem eles estavam negociando –, por outro, pelo menos o aluguel daquele mês foi acertado – ainda que a contragosto.

Isso só prova que aquela dívida de quatorze meses de aluguel era um cumulativo de diversos meses aleatórios entre os que o Sr. Barriga não recebeu nada, e os que ele só recebeu valores picados.

 

Conselheiro Amoroso

Não foi num episódio só que Seu Madruga tentou lucrar como auxiliar do Cupido. Primeiro, ele aceitou uns trocados para ensinar ao Professor Girafales algumas “cantadas infalíveis” para se declarar para a Valentona do 14, e os conselhos só não deram certo porque havia boi na linha: Chaves e Quico assistiram pela janela ao Seu Madruga de joelhos, declarando seu amor a um empolgado Professor Girafales, e chegaram à mesma conclusão que o Severino:

Dona Florinda ficou tão enfezada ao saber quem era sua concorrência, que até jogou fora o bule de café!

Mas de algum modo o Professor deve ter conseguido explicar à Velha Coroca que o focinho do porco não era tomada, porque eles se reconciliaram, apenas para brigar alguns episódios mais tarde, provocando um chororô coletivo na Vila, e dando ao Seu Madruga outra oportunidade para agir como mensageiro do amor, desta vez, tentando convencer a mãe do Quico a dar outra chance ao Mestre Linguiça.

Jamais saberemos qual foi o motivo da treta, mas o fato é que Seu Madruga acabou levando um calote no pagamento, depois que a Bruxa do 71 fez o trabalho sujo, e convenceu Dona Florinda a ir até a janela da casa do Seu Madruga para ficar encarando o Professor Girafales com cara de vela derretida.

 

Vendedor Ambulante

Um dos empregos mais memoráveis do Seu Madruga foi como Velho do Saco... Digo, como Agente Especializado Em Compra e Venda de Artigos Para o Lar – e assim aprendemos como fazer um trabalhinho mequetrefe parecer mais top do que é na realidade.

O problema foi que, justamente no dia em que ele resolveu arrumar esse trampo, Dona Florinda resolveu assustar seu Tesouro com a história do Velho do Saco, que carrega as crianças desobedientes. Daí, já viu, né?! Quico estava prestes a aprontar, no exato momento em que o Seu Madruga apareceu com o saco nas costas, gritando que nem o carro da pamonha o slogan de sua nova função:

Se tem uma coisa em que o pai da Chiquinha é especialista com pós-graduação e doutorado é em apanhar! Mas nesse episódio, o coitado conseguiu a proeza de apanhar de TODOS os personagens em cena. Um de cada vez, todo mundo espancou o coitado: o Quico – tentando evitar que ele o sequestrasse –, a Dona Florinda – antes de descobrir que Quico estava com medo da história que ela própria contou –, o Chaves – que perdeu duas cenas nessa novela e ainda não tinha sido informado de que o sujeito não tinha vindo buscar o Quico. O único que não bateu nele foi o Seu Barriga. Mas apanhou! Porque, afinal, foi ele quem sugeriu que Seu Madruga aceitasse esse emprego que o transformou ainda mais num saco de pancadas.

 

Fotógrafo

Esse é um dos poucos episódios que deixam claro que o Chaves é uma produção de mil novecentos e guaraná de rolha. Porque, sinceramente, aquela câmera fotográfica gigantesca do seu Madruga, se bobear, já era velharia quando o episódio foi rodado.

Nesse episódio, o pai da Chiquinha desencavou aquela relíquia de alguma casa de penhores da região, e resolveu tentar descolar uns trocados tirando fotografias da gurizada. Mas, depois de deixar o coitado do Godinez sem respirar por vários minutos, enquanto dava um esporro no Quico, e de dar de cara com vinte quilos de bochecha em frente à câmera, Seu Madruga ainda teve que lidar com as constantes trapalhadas do Chaves: era descuidar um segundo e lá estava o garoto jogando a câmera no chão.


Vendedor de Balões

Foi uma ideia diabólica que ocorreu ao pai da Chiquinha, depois de perder as contas de quantos balões o Quico estava comprando naquela semana. E não dá para dizer, exatamente, que a traquinagem do Chaves era sem motivo, porque todos sabemos como o bochechudo adora se exibir por ter uma mamãe querida que atende a todos os seus caprichos – até quando ele quis comprar um milhão de sanduíches de presunto; sua preocupação não era com a possível indigestão que essa quantidade de glúten causaria no garoto, mas o fato de que os cinco mangos que ela lhe deu para ir à venda da esquina não seriam suficientes para uma compra desse tamanho.

Voltando ao episódio da vez, Quico comprava um balão, entrava na vila, e fazia inveja no Chaves só para sacanear o garoto pobre, que não demorou a descobrir que uma estilingada poderia perfeitamente calar a matraca daquele mimadinho. Mas era estourar um balão, e o Quico correr para comprar outro.

Foi aí que ocorreu ao Seu Madruga a ideia de ele mesmo ser o fornecedor de balões no pátio da vila. E para garantir o êxito de seu negócio, ele decidiu presentear o Chaves com um prego, para que ele continuasse a estourar os balões do bochechudo.

Antes ele tivesse deixado a vida seguir seu curso, como vinha funcionando a semana inteira; pois foi só ser “contratado” para estourar os balões do Quico, que Chaves começou a fazer uma porção de trapalhadas: primeiro estourando os balões do Seu Madruga e da Chiquinha por engano, e depois simplesmente não conseguindo mais chegar perto dos balões do Quico.

No fim, Seu Madruga teve frustradas até as vendas que tentou fazer ao Sr. Barriga, que suspeitou desde o princípio que ali havia uma espécie de complô de sabotagem.

E como desgraça pouca é sempre bobagem na vida do coitado do Seu Madruga, na hora exata em que Quico foi lá pedir à sua mãe que lhe desse dinheiro para comprar todos os balões do vizinho, Chaves o espetou na retaguarda, fazendo-o soltar a mercadoria que, naturalmente, caiu para cima.


Pintor

Aposto que todo mundo se lembrou do Seu Madruga pintando as cadeiras de sua casa, e mais tarde dando banho de tinta na porta, mas naquela ocasião, o trabalho não era remunerado; ele só queria dar uma inovada nos móveis – e na cara do Quico.

Mas o Seu Madruga tentou descolar um abono no aluguel pintando a vila. Foi naquele episódio, que o SBT tem a mania de exibir como se fizesse parte da mesma saga em que ele reboca as paredes com gesso, embora os dois episódios não sejam nem da mesma temporada.

Tudo começou quando as crianças decidiram esvaziar os vasos de plantas para brincar com a terra, e emporcalharam a vila inteira. Daí Dona Florinda virou no Jiraya, como sempre, e foi lá reivindicar com o Sr. Barriga que pintasse a vila. Afinal, ela é a inquilina que mais paga o aluguel nesse lugar, e tem o direito de exigir que o pátio da vila esteja sempre limpo e que as paredes estejam sempre bem pintadinhas.

Começou aquela treta: o Sr. Barriga se recusou a pintar a vila, porque muita gente está lhe devendo aluguel – aparentemente, isso não é exclusividade do Seu Madruga; tem outros caloteiros lá no outro pátio –; Dona Florinda não quis nem conversa: ou pinta a vila, ou vai cobrar o aluguel lá na casa da sua avó; a Bruxa do 71 ameaçou transformar o barrigudo em elefante cor de rosa para combinar com o tom solferino que ela queria para a parede; o Professor Linguiça disse que ia contar tudo pra mãe do Quico; e Seu Madruga acabou sendo responsabilizado porque, enquanto ele tentava fugir da proposta indecente de pintar a vila em troca do perdão de dois meses de aluguel, o Chaves pediu que o Seu Barriga segurasse a mangueira e gritou pra Chiquinha:

Foi aí que começaram os problemas!

E como eles terminaram?

Seu Barriga se recusou a mandar pintar a vila, o que exigiu que o Mestre Linguiça usasse todo o seu poder de persuasão para dobrar o barrigudo, convencendo-o a perdoar o Madruguinha, e permitir que ele pintasse a vila em troca do perdão dos alugueis.

Porém, no final das contas, o trabalho acabou sendo realizado por um mutirão, que envolveu todos os moradores da vila – do mais velho ao mais jovem, do mais esperto ao mais Quico, digo...

E mesmo não tendo feito o serviço todo sozinho, Madruguinha passou a dever apenas doze meses de aluguel no fim do dia.

 

Vendedor de Churros

Apesar de brigarem feito cão e gato, Dona Florinda e Seu Madruga tentaram ser sócios no negócio dos churros: ela preparando as guloseimas, e ele vendendo na rua. O problema começou com Chaves quebrando a tigela – e os ovos, e a paciência da nossa mestre cuca –, e mais tarde com Chaves e Chiquinha Sociedade Anônima perturbando a Velha Coroca com aquele mantra:

Resultado: a primeira massa acabou servindo de chapéu ao Seu Madruga, com panela e tudo, quando ele tentou mostrar a ela a banquinha que tinha construído para vender os churros, e ela pensou que ele estava mais uma vez querendo saber se já estavam prontos.

Os dois fizeram as pazes em algum momento, pois Dona Florinda chegou a preparar os churros – embora metade deles tenha sido servido ao Professor Girafales, sendo comidos por Chaves escondido embaixo da mesa –, e Seu Madruga foi para a rua, uniformizado, higienizado – porém, sem álcool gel, que provavelmente ainda não existia na época – com um espanador de jornal para espantar as moscas – e eu sinceramente não consigo imaginar algo menos higiênico que isso, embora algumas pessoas alegadamente já tenham usado esses periódicos para limpar suas necessidades fisiológicas –, e começou a anunciar sua mercadoria:

Mas, como sempre, aparece alguém para colocar em dúvida a qualidade da mercadoria:

E quando finalmente aparece um cliente em potencial:

A encomenda que o Nhonho planejava fazer era grande, mas como ele não pretendia dividir com o Chaves, o garoto começou a desejar que os doces se transformassem em grude dentro da pançona do amigo, e acabou por convencê-lo a investir em uma torta.

No fim, Seu Madruga acabou tendo que interromper o serviço para fazer um despacho, deixou o Chaves tomando conta da banquinha, e ele acabou comendo toda a mercadoria.

Prejuízo no bolso, mas pelo menos, desta vez, Dona Florinda não bateu no sócio.

 

Gesseiro

Em mais uma tentativa de abater sua dívida de aluguel, Seu Madruga concordou em rebocar as paredes da vila com gesso, mas depois que o Chaves levou a sério quando ele disse que o troço era leite de burra, rebocaram tudo – Quico, Florinda, busanfa do Madruga, enfim, tudo –, menos as paredes.



Designer Gráfico

Tradução: ele escreveu a placa encomendada pela Dona Florinda para avisar aos moradores da vila que eles estavam proibidos de ter animais e crianças em casa. E nem foi a primeira vez que a Velha Coroca veio com essa encrenca. Ela já tinha preparado o mesmo aviso no episódio Animais Proibidos, e num passado mais distante, alguém – provavelmente outra pessoa, a julgar pelo contexto do episódio – havia posto um aviso, justamente na semana em que o Quico ganhara um cachorrinho do Professor Girafales.

Em O Cãozinho da Dona Clotilde, Florinda pediu que Seu Madruga escrevesse a tal placa, em troca de alguns centavinhos. O serviço lhe rendeu oitenta e cinco centavos, e a constatação de que os seis anos que ele passara no primário não serviram nem para ensiná-lo a escrever direito.


Sapateiro

Um dos trabalhos mais memoráveis do Seu Madruga foi quando ele decidiu montar uma banquinha de sapateiro no pátio da vila. Ele já tinha até conseguido que o Seu Barriga concordasse em permitir que ele consertasse seus sapatos – que sequer careciam de conserto –, já pensando em conseguir um descontinho no aluguel em troca do serviço, mas, no fim do dia, sobrou marteladas em meio mundo, dança das tachinhas, cola pra todo lado... E o negócio foi mais uma vez por água abaixo.


Já deu para perceber que Seu Madruga é um homem prendado. Pau para toda obra. E eu só mencionei os trampos que nós vimos ele desempenhando. Se for para contabilizar aquilo que nós não vimos, mas em que ele alegadamente trabalhou, temos ainda:

 

Lutador de Boxe

Até a Dona Florinda estava bem ciente de que em algum momento na juventude Seu Madruga foi lutador de boxe. E poderia ter feito uma boa carreira, mas, como ele mesmo afirmou, só quem ganhava dinheiro com isso eram os empresários. Foi por isso que ele tentou, sem sucesso, explorar o potencial talento do Chaves, mas como sempre, o empreendimento acabou em treta, e ele foi quem mais apanhou, desta vez, nas mãos do Professor Girafales, que não queria ver o menino envolvido num esporte tão violento.


Entregador de Lenha

No episódio em que o Quico ganhou um gato como massacote, Seu Madruga chegou na vila pedalando uma bicicleta, que ele ganhou em seu novo emprego, para entregar lenha.

Se ele chegou a estrear nesse emprego, nunca saberemos, pois naquele mesmo dia, Chaves pegou a magrela para procurar o gato do Quico, que já havia fugido para não ouvir as piadas sem graça do garoto, e acabou por atropelá-lo. A bicicleta sobreviveu, aparentemente sem ferimentos, mas tudo indica que Seu Madruga a tenha devolvido e desistido do emprego ao fim do episódio.

 

Mecânico

Outro trabalho que ele alegou desempenhar nos arredores da vila foi como mecânico. Quando Chiquinha escondeu o carrinho que roubara do Quico no motor da caminhonete do Seu Barriga, impedindo que o veículo ligasse, ele pediu que o pai da menina desse uma olhada para ver se descobria o problema. Daí não sabemos se ele realmente entendia qualquer coisa de mecânica, porque ele já tinha sido informado pela filha de que o bebê da caminhonete era um carrinho de brinquedo.




Mestre de Obras

Este foi outro emprego que ele disse ao Professor Girafales que já havia desempenhado.

No episódio O Primeiro Dia de Aula, Seu Madruga se apresentou na classe do Professor Linguiça, alegando que queria voltar a estudar, mas a verdade é que ele estava apenas fugindo para não apanhar da Dona Florinda. Quando o Professor viu a mãe do Quico no pátio da escola, pediu ao seu “aluno” mais velho que tomasse conta da classe enquanto ele conversava com ela, e foi quando Madruga confessou que tinha esse item em seu currículo.

Considerando sua habilidade como gesseiro, é bem possível que isso fosse verdade.

 

Toureiro

A certa altura, Seu Barriga achou que seria divertido dar um carrinho para as crianças brincarem de toureiros no pátio da vila, depois de descobrir que Seu Madruga tinha em casa uma muleta, e que já tinha sido toureiro profissional. E nesse episódio, descobrimos que todos os homens da série tinham essa profissão em comum.


Emprego Não Identificado

No episódio A Troca de Chapéus, Seu Madruga apareceu na vila com um chapéu muito diferente daquele que costumava usar, e contou que o pegou por engano na saída do restaurante, depois de almoçar com seu patrão. Ele só não revelou em quê estava trabalhando desta vez.


Além desses, Seu Madruga também teve alguns trabalhos não remunerados ao longo da série, engrossando as habilidades em seu currículo.

 

Carpinteiro

Em várias oportunidades, vimos Seu Madruga trabalhando sobre uma tábua de madeira, mas nunca chegamos a saber o quê exatamente ele tentava construir, porque, depois de martelar todos os dedos, ele sempre acabava desistindo por culpa das intromissões das crianças.

A única vez em que conferimos seu talento nessa profissão, foi quando ele construiu o palanque sobre o qual apresentariam o Festival da Boa Vizinhança. Diga-se de passagem, um serviço de primeira.

 

Professor de violão

Em outra ocasião, ele tentou dar aulas de violão ao Chaves, e nesse mesmo episódio ele revelou que já havia tentado a sorte como cantor.

Para aplacar a inveja de seu tesouro, Dona Florinda acabou convencendo o Professor Girafales a ensiná-lo também a tocar o instrumento, mas nenhum dos dois se saiu bem nessas aulas, e os violões acabaram sendo usados como raquetes de pingue-pongue ao fim do episódio.

E se saber tocar já não fosse grande coisa, Seu Madruga também sabia como consertar o instrumento musical. E, de quebra, ainda sabia a fórmula para preparar o grude.


Advogado de Defesa

Na mesma saga em que afirmou estar trabalhando como Entregador de Lenha, Seu Madruga acabou incumbido de defender Chaves da acusação de ter assassinado o gato do Quico.

Mas depois de descobrir que o juiz do caso – o Professor Girafales – era insubornável, e, portanto, não aceitaria uma peita, nem uma mordida, e nem o argumento de que Chaves apenas se defendeu de um remordimento, o garoto foi inocentado porque certa pessoa estava paradona feito bocó na rua vendo a Dona Bonita.


Eletricista

Seu Madruga também entendia alguma coisa de eletricidade, e provou isso em várias ocasiões. Certo, qualquer idiota sabe trocar uma lâmpada, mas não é qualquer um que sabe o que é um switch, nem que juntando os fiozinhos pode-se provocar um curto-circuito. Ele também foi visto tentando consertar um rádio transistorizado no episódio O Disco Voador.


Professor Substituto

Naquele episódio em que decidiu voltar a estudar para escapar da surra da Dona Florinda, Seu Madruga provou ser melhor professor que o Mestre Linguiça, ensinando às crianças que uma caveira significa PRE-RI-GO!, e ainda tentou ensinar as frações ao Chaves, usando como exemplo o Quico sendo atropelado por um trem.


Coach

Coach, no caso, é treinador de futebol americano, não aquela profissão inútil que muitos alegam desenvolver hoje em dia.

Seu Madruga se comprometeu a ensinar as crianças a jogar futebol americano, depois que o Sr. Barriga decidiu dar uma bola deste esporte aos garotos. Mas, como de costume, a história terminou em pancadaria: o equipamento que o dono da vila prometeu conseguir para as crianças só seria suficiente para um jogador usar de cada vez, acabou sendo repartido entre vários deles, e no fim, Seu Madruga acabou atacado pelo time inteiro e foi parar no hospital.


Jardineiro

Madruga também cuidava direitinho das plantas da vila. Provavelmente, era o único no cortiço a se preocupar com isso.


Filósofo

E não dá para negar que ele também foi o maior filósofo da vila, sempre compartilhando grandes e valiosos ensinamentos, como:


E o Seu Madruga não era o único trabalhador anônimo no cortiço. Chaves não perdia a oportunidade de ganhar uns trocados para comprar seus sanduíches de presunto. Alguns de seus biscates incluem:

 

Varredor do Pátio da Vila

Dá para fazer uma lista bem grande com os episódios em que Chaves ganha uma moeda para varrer o pátio. Porque Dona Florinda tinha a mania de querer ver tudo limpinho, mas raramente punha a mão na massa pessoalmente.

Só teve uma vez que o Chaves terceirizou esse serviço: foi quando Seu Madruga lhe ofereceu duas garrafas pela varrida. Chaves achou que o pagamento era ridículo, deu duas garrafas que tinha recolhido na vizinhança para ele, e exigiu que o pátio ficasse bem varrido.

 

Office-Boy

Chaves provavelmente era o personagem que mais frequentava a venda da esquina, para buscar as encomendas de algum morador da vila: eram pães e ovos para o Seu Madruga – tudo fiado, obviamente, geralmente na conta de terceiros –, era leite para a Bruxa do 71 – e quando o bebia e confessava, ainda ganhava mais uma moedinha por dizer a verdade –, e na ausência do Quico no final da série, era ele quem ia à confeitaria comprar os bolos para a Dona Florinda tapear o Professor Girafales.

Por uma boa gorjeta, Chaves buscava até baldes de água na suposta vila em frente quando o produto estava em falta na sua.



Somos Pau Pra Toda Obra!

Chaves também aceitava gorjetinhas para realizar pequenos serviços como: regar os pezinhos – deveria ser os das plantas, mas os do Seu Madruga servem –, dar uma mexida no grude – também devia ser o que estava cozinhando, mas, de novo, Seu Madruga não especificou –, e por aí vai...

E ainda dava a dica pro Quico, para ele também ganhar seus trocados, mas para o bochechudo o que sobravam eram beliscões, mesmo.


Reciclagem: O Melhor Amigo da Ecologia

Graças ao Seu Madruga, Chaves descobriu que recolher latas e garrafas vazias pela vizinhança podiam render um dinheirinho lá na venda da esquina – que, aparentemente também funcionava como ponto de entrega de materiais recicláveis. Foi nessa época que ele decidiu dar o troco no Seu Madruga, oferecendo duas garrafas para ele varrer o pátio em seu lugar – antes de descobrir que as garrafas valiam mais nas mãos do dono da venda, do que nas do pai da Chiquinha.

Ele até podia ter lucrado alto nesse ofício, se Quico tivesse como lhe pagar o vale de um milhão de cruzeiros que assinou para reembolsá-lo pelas duas garrafas quebradas.

 

Engraxate

Não foi só quando Seu Madruga decidiu brincar de fígaro que Chaves descobriu que podia ganhar uns trocados engraxando sapatos. Volta e meia ele aparecia com uma caixinha circulando pela vila: no episódio em que Seu Madruga virou sapateiro, e tentou lhe ensinar seu ofício, Chaves aproveitou para engraxar os sapatos dos clientes dele. E mais tarde, quando Dona Florinda abriu o restaurante, Chiquinha lhe emprestou uma caixa de engraxate, e ele foi correndo oferecer seus serviços no local.


Vendedor Jornaleteiro

No episódio em que Seu Madruga apareceu empresariando os profissionais do ioiô, Chaves também decidiu pôr mãos à obra, vendendo jornais e revistas em quadrinhos.

Não se pode dizer que o negócio estivesse indo bem...

 

Vendedor de Bilhetes de Loteria

Em outra ocasião, Chaves decidiu vender bilhetes de loteria na rua, mas no fim do dia, restava ainda um bilhete que ele não conseguira vender, e não faltava gente solidária para ficar com a fração.

Curiosamente, o Chavinho era pé quente nesse negócio, porque todo mundo que comprou o bilhete dele acertou os números do sorteio. Pena que era sempre o da semana anterior...

 

Lavador de Carros

Para descolar uns trocados, valia até lavar a Brasília amarela do Seu Barriga – que, muito embora tenha acabado de sair do lava-rápido, acabou lhe exigindo duas lavadas, depois que Dona Florinda pôs sua lata de lixo ao lado do balde d’água que Chaves pretendia jogar no veículo, fazendo-o enxaguá-lo com a lata errada.


Carregador de Malas

Quando Chiquinha retorna da licença maternidade... Digo, de uma temporada na fazenda das tias em Presidente Prudente, Chaves acaba ficando sozinho para carregar as malas dela, depois que Dona Florinda começa a perseguir o Seu Madruga por ter acertado seu Tesouro. Ele até escapou da surra, mas não pôde fugir de dar uma gorjeta ao menino, que fez a gentileza de impedir que as malas da filha fossem roubadas, carregando-as para dentro da casa.

Mais tarde, quando Dona Neves veio morar com a neta, após a saída de Seu Madruga do seriado, Chaves também carregou as malas dela para dentro da casa número 72. Mas como ninguém fez questão de pagar sua gorjeta, ele as largou de qualquer jeito... no pé das duas baixinhas.

 

Colaborador Em Empreendimentos Alheios

Para assegurar o êxito no negócio da venda de balões que o Seu Madruga armou, Chaves entrou como colaborador, numa função que vou chamar aqui de “estourador de balões”.

Para desempenhar essa função ele ganhou apenas um prego e muitas broncas de todo mundo que suspeitou desde o princípio que tinha picaretagem envolvida no rolo. Dinheiro que é bom, nada!


Vendedor de Refrescos

Depois de ganhar uma gorjetinha camarada da Bruxa do 71 para buscar duas garrafas de leite na venda da esquina, beber parte de uma delas, confessar, e ganhar mais uma moeda por dizer a verdade, Chaves aceitou o conselho da Chiquinha, e decidiu investir a grana no próprio negócio: montar uma barraquinha de refrescos na calçada da vila. Sinal de que não é preciso um grande investimento para se tornar um empreendedor no México.

O negócio era promissor, e o garoto tinha até inventado sua própria modalidade de sabores para atrair a clientela:

Mas no final, depois de vários pequenos incidentes que contaminaram sua mercadoria e atrapalharam suas vendas, como o Professor Girafales enchendo-o de micróbios ao usar seu caldeirão do de limão, que parecia de laranja e tinha gosto de tamarindo como vaso de flores; de Quico ter tomado quatorze copos tentando achar o refresco de abacaxi que Chaves não tinha, e se recusado a pagar pelo copo de água suja que bebeu por engano; de Chiquinha ter batizado o de laranja, que parecia de tamarindo e tinha gosto de limão com o xarope pra insônia que a Bruxa do 71 comprou para o pai dela; e de Quico ter aberto uma concorrência na mesma calçada, oferecendo preços melhores – até de graça –, numa barraca mais bonita e claramente mais higiênica – inclusive com copos descartáveis e recipientes fechados para armazenar os sucos –, Chaves se viu obrigado a abandonar o negócio.


Aprendiz de Sapateiro

Em teoria, Seu Madruga deveria ter ensinado o ofício de sapateiro ao Chaves, cobrando preços módicos em vez de pagá-lo pela ajuda, mas, na prática, só vimos o garoto engraxando os sapatos alheios com a língua para fora – a dele, não a do mocassim –, dando marteladas em meio mundo, brincando de enfileirar as tachinhas como soldadinhos no chão, e bebendo um copo de cola pensando que era leite. Aliás, esse foi o único pagamento que ele recebeu pelo serviço.


Cachorrinho de Estimação

Descolar uns trocados numa vila em que muita gente é mais pobre do que ele, não é mole, não. Em certa ocasião, Chaves acabou se passando por Peludinho, o cachorrinho imaginário da Chiquinha, em troca de alguns caramelos – alguns deles devorados com papel e tudo.

E não é que o garoto tinha talento para mascote?!


Garçom

Curiosamente, o melhor emprego que o Chaves conseguiu nessa série foi como garçom no restaurante da Dona Florinda.

E Dona Florinda, assim como o Doc de Todo Mundo Odeia o Chris, estava ciente de suas obrigações por contratar um funcionário em idade escolar: Chaves atendia aos fregueses, ganhava tudo o que lhe dessem de gorjeta – e o que tirasse de mordidas –, e nas horas de folga podia fazer o dever de casa.

E mesmo sendo uma patroa surpreendentemente bacana, acabou sendo coagida pela Dona Neves a pagar o salário mínimo ao Chaves.

E foi assim que o garoto do barril finalmente conseguiu ganhar o sanduíche de presunto nosso de cada dia.

 

Assim como Seu Madruga, Chaves também pegou alguns trampos não remunerados ao longo da série.

 

Recolhendo Donativos Para a Cruz Vermelha

Verdade seja dita: os mais pobres são sempre os mais solidários! Cadê que o Quico alguma vez se dispôs a participar da campanha para arrecadar donativos para a Cruz Vermelha? A Chiquinha até ajudou, distribuindo os adesivos aos doadores. E Chaves levou este trabalho a sério, pedindo a todo mundo, e, por vezes, aceitando duas doações por pessoa – né, não, Seu Barriga?!


Avisar da Chegada do Disco Voador

Chaves bem que merecia ter ganhado uma boa gorjeta por passar meio episódio pagando o mico de ficar anunciando a chegada e a partida do disco voador, para que o Seu Madruga se escondesse do Seu Barriga. Teve uma hora que o tráfego no aeroporto da vila ficou tão intenso, que ninguém mais conseguiu entender quando um disco voador chegava e outro partia, mas Chaves e Quico anunciaram todos esses pousos e decolagens direitinho!

Ainda que não estivessem falando sobre a mesma coisa...

 

Plantador de Carambolas

E a verdade é que o Chaves tinha um verdadeiro espírito empreendedor. Não vamos nos esquecer de sua tentativa de negócio mais notória – depois da venda de refrescos, é claro:

Sujeito visionário, de olho no mercado futuro!

 

Candidato Mais Votado

Só para não dizer que não existe uma mancha no passado do garoto, corre um boato de que, em certa ocasião ele tentou entrar na política. Ao menos, era isso o que diziam as más línguas. Confiram os depoimentos das testemunhas:

Nesse episódio, Chaves foi eleito Presidente da República.

Melhor eu parar por aqui, antes que me processem. Hehe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo