Não É Apenas Um Grande Livro; É o Maior Espetáculo Da Terra!

em quarta-feira, 20 de maio de 2020

O tema parecia extremamente simples: um circo. Mas a magia em que ele estava envolto ia muito além da lona e do picadeiro.

Quando peguei esse livro, eu não fazia ideia de que estava diante de uma das melhores histórias que eu leria na minha vida. Esse livro não apenas resgata a magia do circo – e neste caso, literalmente –, mas é um grande espetáculo por si só.

O CIRCO DA NOITE

Título Original: The Night Circus

Autora: Erin Morgenstern

Editora: Intrínseca

Páginas: 365

Gênero: Fantasia


Sinopse:

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

EEEEE



Num primeiro momento, O Circo da Noite conta a história de dois jovens que acabaram envolvidos numa trama incomum: Célia Bowen, a pequena filha de Próspero, O Mágico, é desafiada a desenvolver as habilidades mágicas que herdou do pai para competir contra o discípulo de seu rival, Alexander. Um discípulo que ele sequer havia escolhido ainda. Foi num orfanato que Alexander encontrou Marco Alisdair, um garoto com grande potencial para aprender a arte da magia, e enfrentar Célia nesse jogo milenar.

Não se trata de ilusionismo, mas de magia de verdade.

Nenhuma regra fica clara, até que os oponentes finalmente decidem qual será o palco do jogo. E que lugar melhor para um desafio entre magos do que um circo?

A história se passa no final do século XIX, quando os circos ainda não eram um espetáculo comum. E este, em particular, está muito longe de ser um circo comum.

Idealizado pelo excêntrico empresário Chandresh Christophe Lefèvre, o Circo da Noite foi concebido como um evento grandioso, dentro de uma aparência minimalista. Tudo no circo é preto e branco: as tendas – e sim, são tendas no plural –, os figurinos dos artistas, os mosaicos do piso, e principalmente, o deslumbrante e intrincado relógio posicionado na entrada do portão, onde um malabarista de aço, emoldurado pela névoa que flutua do mecanismo, ganha uma nova bola para jogar a cada hora.

O Circo da Noite é um complexo de tendas de diferentes tamanhos, cada uma apresentando uma atração diferente: vidente, contorcionista, trapezistas, ilusionista, domadores de animais, labirintos de câmaras, um impressionante jardim de gelo que nunca derrete, labirinto de nuvens, sala de espelhos, potes de sonhos... São tantas as atrações que eu não conseguiria citar todas de cor. E no meio do imenso pavilhão, a fogueira que foi acesa na noite da inauguração do circo, com doze flechas incandescentes atiradas em seu centro, que não se apagou desde então.

O espetáculo é tão deslumbrante, que não demora a atrair seguidores, que formam uma espécie de fã-clube, liderado pelo relojoeiro que confeccionou o belo relógio do circo. Conhecidos como revêurs – porque o nome oficial é Cirque de Rêves (Circo dos Sonhos, em português) –, esses seguidores do circo se destacam por um cachecol vermelho sobre vestes em preto e branco.

Ok, até aqui eu não contei muito sobre a história. Mas é que eu precisava primeiro apresentar os detalhes sobre o circo, para poder destrinchar seus personagens dentro deste intrincado contexto.

Como eu disse, o tema central é o desafio entre os aprendizes dos mágicos Alexander e Próspero: Marco e Célia. A princípio, eles não se conhecem, nem sequer imaginam quem são seus respectivos oponentes. Marco é infiltrado na casa de Chandresh, como seu assistente, para poder manipular o circo nos bastidores, enquanto que Célia, o manipula por dentro, já que é a ilusionista e principal atração do espetáculo. Mas esse desafio acaba envolvendo diversas pessoas inocentes numa trama ao mesmo tempo mágica e obscura.

A começar por Isobel, uma moça que se envolvera por acaso com Marco, e acabou se infiltrando como vidente no circo, graças ao seu talento para ler o tarô, para ser seus olhos lá dentro, acompanhando e relatando todos os passos de Célia. E assim como todos os envolvidos no espetáculo, não envelhece uma ruga nos mais de trinta anos de duração do desafio.

Também acompanhamos a trajetória dos gêmeos Widget e Poppet, que nasceram na noite de estreia do circo, filhos de artistas da companhia, cujo destino parece prenunciar um novo desafio que ainda será proposto no futuro. Eles foram os únicos para quem o tempo não parou dentro do Circo dos Sonhos – ao menos, até alcançarem a adolescência. E é nessa fase que eles conhecem aquele que se tornaria um amigo em especial, Bailey Clarke, que fora atraído pela magia do circo, inesperadamente envolvido entre os rêveurs para segui-lo, e mais tarde, para se tornar parte fundamental do espetáculo.

Sem falar nas pessoas que participaram com Chandresh da criação do circo, cujas vidas ficaram irrevogavelmente ligadas à magia do espetáculo dali em diante.

E em meio a toda a magia e os espetáculos descritos em cada cena, Célia e Marco descobrem que suas vidas estão ligadas por muito mais do que um desafio. Uma intensa paixão nasce entre os oponentes, a ponto de eles decidirem pôr um fim no jogo, sem definir um vencedor; sobretudo depois de descobrirem que, para que haja um vencedor, é preciso que seu oponente esteja morto.

Todos esses personagens ganham voz ao longo da narrativa, que não segue uma ordem cronológica precisa – algo que poderia facilmente deixar o leitor confuso, mas que neste caso específico, amarrou brilhantemente uma trama que estava muito além do tempo e de tudo o que ele pode significar.

A magia é viva. Ela respira e é palpável. O circo envolve tanto seus artistas, quanto seu público e seus criadores, numa história de puro encantamento, que absorve o leitor a ponto de não sentir o peso das quase quatrocentas páginas do livro.

Uma leitura deliciosa, que nos faz reviver um pouco da essência mágica que o circo evoca, somado a uma fantasia engenhosa e muito longe da impressão infantil que a temática circense poderia sugerir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo