Boas Séries Dão Um Livro...

em sexta-feira, 1 de novembro de 2019


Ultimamente parece ter surgido uma nova moda literária: livros inspirados em séries de TV – vide Diários do Stefan, que foi inspirado na série de TV The Vampire Diaries, que por sua vez foi inspirada na série de livros Diários do Vampiro. Talvez seja uma maneira de lucrar com o mesmo produto em todas as mídias possíveis. Eu confesso que já li alguns, como os já citados Diários do Stefan, e o primeiro volume de The Originals, e tenho minhas dúvidas se essa é uma boa tendência. Sobretudo porque certos Ghost Writers parecem não prestar a devida atenção nas séries de TV antes de escrever sobre seu universo.
Mas este caso aqui é ligeiramente diferente.

A ONCE UPON A TIME TALE – DESPERTAR
Título Original: A Once Upon A Time Tale: Reawakened
Autora: Odette Beane
Editora: Planeta
Páginas: 304
Gênero: Fantasia

Sinopse:
Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.

EEEE





O primeiro volume de Once Upon a Time Tale segue nossos amados personagens por uma releitura da primeira temporada da série. Mas ao contrário do que o título sugere, os contos de fadas são relegados ao segundo plano, e pouquíssimo explorados, tendo a maior parte das ações do livro concentradas em Storybrooke, mesmo.

É aquela mesma história que todo mundo que acompanhou a primeira temporada da série já conhece: Emma trabalhava como caçadora de recompensas, até o dia em que seu filho, abandonado ao nascer, aparece, como uma resposta ao seu desejo de 28° aniversário de não passar aquele dia sozinha, e a leva à Storybrooke, uma misteriosa cidade encravada no Maine, Nova Inglaterra, onde os personagens de contos de fadas estão congelados no tempo, aguardando que a Maldição da Rainha Má, que roubou seus finais felizes e os transportou ao mundo real, separados de todos que amam, seja quebrada. O que, segundo a profecia de Rumplestiltskin, está prestes a acontecer. Basta que Emma comece a acreditar...

A história é bem nossa conhecida. Para mais detalhes, leia a review da primeira temporada aqui, aqui e aqui. Se você gostar... Peraí, risca o se... Você VAI gostar! A review está do Cacife, engraçadíssima, eu não vou fingir modéstia...
Desculpem, esse é meu lado Zelena falando: a louca, diva glamorosa de Oz!
Recapitulando: já conhecemos a história da série – se não conhece, as reviews estão esperando por você, e como já concordamos que você vai gostar, leia também as reviews das outras temporadas também, nos links que vou listar no final desta postagem.
Nada muito novo foi dito nesse primeiro livro, e muita coisa, na verdade, foi resumida. Dos flashbacks passados na Floresta Encantada, só temos o piloto, com a ameaça da Maldição feita pela Rainha Má, a gestação da Branca de Neve, sua visita ao Rumplestiltskin, para ser informada de que sua filha será a Salvadora que quebrará a Maldição dali a 28 anos, e a Maldição sendo lançada; a história de como Branca de Neve e o Príncipe Encantado se conheceram – de longe, meu conto favorito daquela temporada, principalmente por causa da Season Finale da terceira temporada. É sério, gente, leia a review! Season Finale maravilhosa! –; um pedaço do conto do Caçador, e como ele deixou Branca de Neve partir, quando a Rainha o incumbiu de matá-la; a decisão de Branca de Neve de tomar a poção que recebeu de Rumplestiltskin para esquecer seu Príncipe, depois de o Rei George tê-la obrigado a partir o coração dele, e que acabou por reuni-la aos Anões; a história de como Branca de Neve conheceu sua amiga Chapeuzinho Vermelho, e como ambas descobriram que a moça era o Lobo; como Branca recuperou as lembranças de seu amor pelo Príncipe; como venceram os exércitos do Rei George, tomaram seu castelo, e como a Rainha Má sequestrou o Príncipe para obrigar Branca de Neve a comer a maçã envenenada; e, claro, o beijo de amor verdadeiro que a despertou.
Foram poucos contos da Floresta Encantada, se comparado com a série. Em contrapartida, o livro excluiu passagens irrelevantes da primeira temporada, como o conto meio forçado do Grilo Falante e a burrice de Henry ao se enfiar na mina desmoronada; o conto de João e Maria, que praticamente só serviu para fazer Emma reconhecer que estava se apegando ao Henry; a história do verdadeiro amor da Princesa Abigail – mas mantiveram o título do episódio “O Que Aconteceu Com Frederick” como título do capítulo, o que pode fazer quem não acompanhou a série se perguntar quem diabos é Frederick; o conto sobre como o Gênio da Lâmpada se tornou escravo no Espelho Mágico da Rainha Má – um dos melhores episódios da temporada –, embora tenha contado os eventos ocorridos em Storybrooke naquele episódio; o conto igualmente maravilhoso do Chapeleiro Maluco – embora, de novo, tenham mantido a trama dele em Storybrooke, que foi outro dos melhores momentos da temporada –, e, o conto não faz diferença, mas a relação de Zangado com a irmã Astrid, do convento das freiras de Storybrooke foi um episódio bem interessante, mas a passagem também ficou fora do livro.
Basicamente, Once Upon a Time Tale – Despertar resumiu tudo o que foi mais relevante na primeira temporada, contando a trajetória da Salvadora para firmar residência em Storybrooke, e se ajustar à sua nova relação com o filho que ela entregou para adoção ao nascer, e que agora deseja proteger, pois percebeu de imediato que a mãe adotiva dele – a Rainha Má – não é exatamente boazinha.
Focado principalmente nos eventos de Storybrooke, e considerando o mistério a respeito do desaparecimento e suposta morte de Kathryn Nolan na primeira temporada, pelo qual Mary Margaret (Branca de Neve) foi acusada, o livro acabou se assemelhando bastante a um romance policial ambientado na cidade dos Contos de Fadas. E pode parecer parcialidade de fã – creio que já ficou claro pela história do blog que Once Upon a Time tem sido minha série favorita nos últimos anos; depois de Chaves e Chapolin, naturalmente –, mas ao contrário de outros livros baseados em séries de TV, como os Diários de Stefan e The Originals, Once Upon a Time Tale – Despertar é realmente muito bom, e embora não traga nenhuma novidade, também não caiu em incoerência. Além de nos dar uma versão coesa da história do primeiro ano da série. Para quem já assistiu, nada novo a acrescentar; para quem não assistiu, um bom estímulo para mergulhar nessa história que tanto nos encantou.

Confira as reviews da série postadas aqui no blog:
1° Temporada – Parte 1: A Salvadora em Storybrooke
1° Temporada – Parte 2: Que a Maldição Seja Quebrada
1° Temporada – Season Finale: Uma Maçã Vermelha Como Sangue
2° Temporada – Parte 1: Entre Storybrooke e a Floresta Encantada
2 ° Temporada – Parte 3: Dois Vilões Que Não Vieram do Livro
3° Temporada – Parte 1: Terra do Nunca
3° Temporada – Parte 2: A Bruxa Má do Oeste em Storybrooke
4° Temporada – Parte 1: Frozen
4° Temporada – Parte 2: Rainhas da Escuridão

4° Temporada – Season Finale: Heróis & Vilões
Demais temporadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo