Desafio #10: Amor.com

em segunda-feira, 3 de novembro de 2014


Desta vez eu atrasei a resenha do Desafio Literário de propósito. Como outubro é o mês dedicado ao Halloween aqui no blog, achei que uma postagem açucarada iria destoar do restante.

Pois bem, agora que outubro já acabou, hora de entregar a lição de casa (metaforicamente, é claro).

O tema de outubro era Amor, e eu até poderia ter escolhido um romance que se encaixasse um pouco com o Halloween, como por exemplo, A Fera, de Alex Flinn, que tem no enredo uma bruxa, uma maldição, e claro, um belo romance – provavelmente, todo mundo já viu o filme –, mas o livro que eu tinha escolhido desde o princípio merece ser o eleito. Sobretudo por sua temática inovadora e moderna.

É certo que, mais do que nunca estamos vivendo num mundo virtual. Passamos mais tempo conectados – pelo computador, tablet ou celular – do que disponíveis no mundo real, seja por diversão ou por trabalho. É natural que, dentro deste novo contexto social, algumas pessoas também se tornem adeptas do namoro virtual. Acredite, nem os personagens dos livros estão imunes a isto.

Ao menos não os simpáticos personagens de @mor, do Daniel Glattauer.


@mor (Emmi & Leo – Livro #01)
Título Original:
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184
Gênero: Romance Epistolar
Sinopse:
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista.
Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.
O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em ‘@mor’, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.



Este livro é, estruturalmente, um inovador romance epistolar – uma história contada a partir de cartas, entradas de diários, registros de bordo, ou, no caso deste livro, e-mails. Sem nenhuma outra narrativa, o livro inteiro consiste de um diálogo em duas vozes entre os dois protagonistas, Emmi Rothner e Leo Leike.

Tudo começa com um e-mail equivocado. O endereço eletrônico permanece na lista de contatos por meses, até que, por descuido, um e-mail coletivo os faz dar início a um longo e sério relacionamento virtual. Um flerte extenso e cativante entre dois completos desconhecidos, que por acaso moram na mesma cidade, mas não se conhecem, nem tem qualquer pretensão de se conhecerem pessoalmente. Sobretudo porque Emmi é casada, e segundo ela mesma, é feliz no casamento. E Leo prefere conviver com a imagem que concebeu de sua própria Emmi.

No entanto, aos poucos, os dois vão perdendo o receio de compartilhar pedaços de sua vida privada, e o flerte inocente vai ganhando a forma de uma relutante, porém, poderosa paixão.

Mais que uma história de amor moderna e fora dos padrões, @mor é quase uma invasão de privacidade, pois nos dá a sensação de estar xeretando a caixa de e-mails de outras pessoas, e lendo suas conversas particulares. E sejamos realistas: quem resiste a esse tipo de curiosidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo