Antes de começar a resenha propriamente dita, vamos recapitular um pouquinho a história dessa personagem, que não era bem uma protagonista nos livros anteriores da série Perdida, e que eu sinceramente não esperava que fosse receber uma atenção tão carinhosa da autora.
Valentina Albuquerque era indiretamente pretendente à mão de Ian Clarke...
Espera aí... O romance se passa no século 19, quando as mulheres não podiam tomar a iniciativa, então, deixa eu reformular a frase: Valentina Albuquerque era, aparentemente, a futura Sra. Ian Clarke...
Não... Ainda não reflete toda a verdade. Vamos tentar mais uma vez: Valentina Albuquerque sonhava, torcia e rezava desesperadamente para Santo Antônio fazer com que Ian Clarke prestasse atenção nela.
É... Agora, chegamos mais perto.
Bem, Valentina era uma das melhores
amigas de Elisa Clarke, irmã do Ian, e uma das muitas beldades que suspiravam
por ele na vila. Porque, como já sabemos, Ian é o sonho de consumo de todas
as mulheres um cara muito simpático, muito bem educado, por quem qualquer
mulher se apaixonaria até sem querer querendo.
E é possível que Valentina tivesse de fato se tornado a Sra. Ian Clarke, se um certo celular – cujo fabricante ainda estou empenhada em descobrir para comprar o meu – não tivesse dado defeito, se transformado numa máquina do tempo, e levado certa senhorita muito desbocada para o século 19 para bagunçar a vida e o coração de Ian.
Pois é, Sofia Alonzo estava quieta no canto dela, lá no século 21, entrou numa loja de eletrônicos para comprar um novo celular, e acabou arrastada para o passado para pôr a perder uma paquera que Valentina rezava fervorosamente para dar certo desde criancinha.
Bem, ela e a Teodora, outra das pretendentes mais ferrenhas à mão do Sr. Clarke. Aliás, à mão, ao braço... Enfim, ao corpo inteiro do moço.
Mas não podemos culpar Sofia por isso. Afinal, o destino só escreveu numa linha um pouco mais torta do que o convencional uma das histórias de amor mais queridas da minha estante.
Já a Valentina, coitada, não deve ter sido tão simpática a essa intromissão em seu destino...
Algum tempo depois do casamento de Sofia e Ian, Adelaide Albuquerque, mãe de Valentina, morreu inesperadamente. A história oficial é que ela contraíra tifo, doença grave, que era mortal na época; e seu pai não demorou a fazer a fila andar, casando-se em tempo recorde com sua amante argentina, Miranda Mendoza, uma fulaninha toda trabalhada na periguetagem, que já o levou para o altar com pãozinho no forno – um filho que Elisa suspeitou desde o princípio que nem fosse irmão de Valentina, já que a fulana também ciscava em outro galinheiro na época –, e tão logo contraíram núpcias muito suspeitas, o arrastou para o Rio Grande do Sul, junto com a adorável e desventurada Valentina, de quem não imaginávamos ter notícias depois disso.
Porém, quis o destino que Elisa Clarke desvendasse involuntariamente uma trama macabra envolvendo a morte da Sra. Albuquerque, que quase custou sua própria vida em Prometida. Este era um sinal de que a história de Valentina ainda não estava concluída, pois Carina Rissi não deixaria sua personagem morrer à míngua, na prateleira do esquecimento.
E assim chegamos a Desencantada – Entregando-se Aos Segredos do Amor, em que a história de Valentina finalmente ganha contornos mais sólidos.
DESENCANTADA – ENTREGANDO-SE AOS SEGREDOS DO AMOR
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 476
Gênero: Romance
Sinopse:
O quinto volume da série best-seller Perdida.
Valentina de Albuquerque descobriu muito cedo que não é nenhuma princesa encantada. Em vez de bailes e romance, tudo o que a jovem deseja é encontrar um jeito de viver com dignidade longe do pai e da madrasta, que tem como hobby fazer da vida dela um inferno. A oportunidade surge com uma proposta de casamento. Quase passando da idade de se casar, Valentina cogita aceitar. Seu coração não se alvoroça com o pretendente, mas ela não está à procura do amor. Seria um bom arranjo... se o capitão Leon Navas não cruzasse o seu caminho. O misterioso espanhol é mal-educado, irritante, atrevido — além de lindo —, e Valentina ficaria muito feliz se jamais voltasse a vê-lo. Mas o destino parece decidido a reuni-los, e, após um equívoco embaraçoso, ela está noiva de Leon, de quem pouco sabe, exceto que seu coração dispara toda vez que seus olhares se cruzam e que irritação não é o único sentimento que o capitão lhe desperta. Então Valentina sofre um terrível acidente. Assustada, porém disposta a provar que não foi um simples acaso, ela vai atrás do responsável. Entre suspeitas, disfarces, segredos e contratempos, a moça acaba sucumbindo à irresistível e devastadora paixão, sem se dar conta de que o perigo ainda está à espreita... Poderá uma garota nem um pouco encantada viver um conto de fadas e conseguir o seu final feliz?
EEEEE ❤