Desafio #8: O Livro Que Nunca Será Recomendado Por Professores

em sábado, 30 de agosto de 2014



Admito que esperava ansiosamente pelo desafio literário de agosto. Afinal de contas, quem não adora uma boa comédia?


Já tinha preparada minha lista de leitura desde janeiro, e de última hora acabei incluindo alguns títulos não planejados. Diferentemente da maioria dos desafios anteriores, desta vez acabei lendo, não um, mas seis livros! Foram eles:



* Antes Mal Acompanhada Que Solteira – Wendy Markham

* Os Delírios de Consumo de Becky Bloom – Sophie Kinsella (que já estava na minha lista de leitura há séculos)

* Como (Quase) Namorei Robert Pattinson – Carol Sabar

* Procura-se Um Marido – Carina Rissi

* Melancia – Marian Keyes



Não necessariamente nessa ordem.


Mas para a resenha do desafio, escolhi o menos ortodoxo. Um livro que, eu espero, não seja lido por nenhuma mente diabólica em idade escolar. Um livro que, contrariando toda e qualquer regra, nenhum professor em sã consciência incentivaria a leitura. Um livro que poderia gerar inúmeros protestos de professores politizados em todo o país. Enfim, um livro que os pais jamais usarão para educar seus filhos.


Primeiro, vamos falar um pouquinho do autor: ao contrário do habitual, a biografia não ressalta seus méritos acadêmicos e profissionais - por exemplo: Fulano de Tal, se formou em comunicação social, e atualmente elenca o hall dos mais reconhecidos apresentadores de uma importante emissora de TV do país. Não! Esta definitivamente não é a apresentação destacada na obra. Sua biografia nos relata que ele acumulou 78 assinaturas no livro negro, 12 suspensões e 1 expulsão em seu histórico escolar; ressalta ainda os percalços de sua vida profissional, como, por exemplo, ter sido expulso de empregos, de um zoológico, e do Congresso Nacional em Brasília, e que semanalmente, toma advertências de seu chefe no programa. Mas apesar de tudo isso, ele ajudou a erguer o cenário da Comédia Stand-up no Brasil.


Então, acho que já dá para perceber de quem estou falando, e o tipo de livro que estou prestes a comentar...


Porque, afinal de contas, se era para falar de um livro engraçado, como ignorar a obra-prima de um dos maiores comediantes do Brasil?



Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é exatamente o que promete na capa: um manual completo de como se tornar a pior peste que sua escola já conheceu. É o tipo de livro que evoca as mais diversas recordações do período escolar (de algumas delas, admito, tenho saudade!), e que faz você parar e pensar que nunca, em hipótese nenhuma, gostaria de ser professor.


Na minha época de estudante, eu não fui nem a pior nem a melhor aluna da escola. Na verdade, até quando estive mais próxima da segunda opção, a realidade estava pautada de incontáveis controvérsias (quem me conhece sabe do que estou falando!). Tive até algumas advertências e expulsões da classe (a maioria provocadas por lamentáveis mal-entendidos, ou pelo meu muito conhecido pavio curto), mas não cheguei nem perto de ser o tipo de estudante que este livro intenta formar.


No melhor estilo “faça o que eu digo, mas não conte que fui eu que mandei”, Danilo Gentili concebeu um divertidíssimo livro de regras sobre como quebrar as regras (exceto aquela que diz para nunca pular da janela da sua sala de aula, se ela ficar no terceiro andar. De acordo com o autor, ele quebrou essa regra uma vez... E as duas pernas junto!), apresentando, inclusive, planos mirabolantes para sacanear professores e coleguinhas (a maioria deles justifica porque o livro é inadequado para menores de 18 anos, e me faz dar graças a Deus por não estar mais na escola, porque vai que alguma peste que estudou comigo tenha acesso a esse tipo de leitura tão instrutiva... Aliás, eu tenho uma sugestão a fazer: antes de deixar qualquer pessoa comprar esse livro, deviam submetê-la a um exame psicotécnico, só para garantir!).


Enfim, é um livro para rir muito, descontrair a cabeça, esquecer dos problemas (e dos horários dos seus compromissos...). Mas, cuidado! Se deixar influenciar por essa obra pode ser extremamente perigoso! Sobretudo para os seus colegas e professores...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
E já que chegou até aqui, deixe um comentário ♥
Se tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.



Apoie o Blog Comprando Pelo Nosso Link




Topo